Certificações e Cursos, fazer ou não fazer, eis a questão!

Posted by Daniel Medeiros Sat, 09 Dec 2006 15:06:00 GMT

Recebemos um comentário do Paulo (Luz Canada) que me fez pensar sobre isso.

Certificações e cursos… Fazer ou não? Dizem que para o imigrante é mais importante experiência do que cursos. Acredito que possa até ser verdade, mas nas minhas pesquisas, ainda superficiais, sobre empregos ( Workópolis e Monster, principalmente) vejo constantemente algumas certificações entre os requisitos para a vaga. Chego à conclusão de que mesmo que não garanta o emprego, uma boa certificação, ou um bom conjunto delas, ajuda pelo menos para conseguir a entrevista.

Ok… decidido: Vamos tentar tirar algumas antes de ir… ops… outro problema. Mas quem disse que essa idéia de imigrar era coisa fácil?

Aqui na minha cidade praticamente não existem oportunidades para se conseguir certificações. Eu, Daniel, cheguei a conseguir uma CCNA a alguns anos, pois o SENAI daqui abriu um curso preparatório, mas tive que fazer o teste em outra cidade. E aí chegamos ao maior problema do brasileiro: “grana”. Ao mesmo tempo em que devemos que investir em nós para conseguirmos algo lá fora mais facilmente, precisamos economizar o possível para podermos nos manter lá enquanto o trabalho não aparece.

O negócio, então, é tentar conseguir material, estudar em casa mesmo, no tempo livre que conseguirmos, para, então, viajar e tentar fazer o teste onde for possível. Prevejo que teremos uma temporada complicada até o resultado processo sair, mas acredito que esta seja a melhor forma para facilitar a nossa vida quando chegarmos lá. Na pior das hipóteses, pelo menos seremos profissionais mais qualificados aqui mesmo no Brasil, certo?