Minhas impressões sobre o IELTS

Posted by Daniel Medeiros Sat, 14 Apr 2007 14:09:00 GMT

Fiz a prova hoje, a mais ou menos três horas atrás. Confesso que não gostei muito, mas vamos ver em 15 dias o resultado. Na pior das hipóteses, ganhei experiência e em junho devo sair melhor.

Sobre o teste, acho interessante comentar alguns pontos. Mas ATENÇÃO: Essa prova foi efetuada na Cultura Inglesa de Fortaleza, não sei se as condições são exatamente as mesmas em todos os lugares.

1) A ordem das provas é: Listening, Reading, Writing, Speaking. É uma ordem de certo modo justa. Mas eu, pessoalmente, preferiria o Listening depois do Reading. Acho mais fácil para cérebro pegar no tranco, se acostumando com o Inglês aos poucos. Além disso, acho que o Reading (para a grande maioria das pessoas) é a prova mais fácil, e isso encorajaria um pouco mais, deixando-as menos nervosas.

2) Sobre o Listening: DETESTEI como foi feito. A turma (no meu caso uns 12 estudantes) fica numa salinha e o texto é tocado num CD Players normal, destes que muitos tem. A qualidade fica prejudicada, o eco (pelo tamanho da sala), o ar-condicionado atrapalham um pouco. No meu caso particular, como sou acostumado com o sotaque americano, achei ainda pior. Um cara ainda sugeriu desligar o ar, mas, cá entre nós, o calor causado pela sala pequena e cheia somado com o nervosismo natural de todo mundo atrapalha ainda mais. Minha sugestão: Eles deveriam colocar headphones para todo mundo, ou pelo menos um aparelho de som melhor. Como acho que não vão mudar, tentem treinar em condições semelhantes… coloquem o aparelho em um canto da sala e façm a prova no outro.

3) Sobre o Reading: Tranquilo demais. Acho que o único problema mesmo é o tempo. Mas não dá para fazer nada a respeito, só treinar.

4) Sobre o Writing: Os assuntos não eram tão complicados. De novo, o tempo é o maior problema. Fazer um rascunho não é uma boa idéia, a menos que você escreva r´pido. Fiz isso para a tarefa 1 e quase não tive tempo de completar a tarefa 2. No meu caso, ainda me dei bem, porque ia ficar muito curta, e deu para aumen